19 de janeiro de 2015

“Deixa, deixa, a madeixa balançar !!!”



Não gosto muito dessa história de “ditadura black power”. Tem gente que quando vê uma mulher negra com os cabelos alisados, manda ela “se assumir”. Oi? O que é se assumir? E se a pessoa curte o cabelo assim, porque é negro não pode? Negro não pode pintar de loiro, de laranja, de azul? SE ASSUMIR é você ser o que gosta, o que quer e, principalmente, o que representa. Aceitem, tem gente de pele negra que se encontra nos cabelos alisados. Eu prefiro os meus cabelos pra cima, ondulados… Assim me sinto mais eu, mais autêntica e mais verdadeira. Mas tem o tempo de cada um também. Quando era adolescente, curtia um espichadinho, doía menos na hora de pentear. Mas passou. A dor faz parte e, hoje em dia, tem milhares de alternativas de diminuí-la.  Amo meus cabelos !!! É o meu cabelo, é o que Deus me deu e é lindo.

Mas eu suuuuuuuper respeito as escolhas, as preferências as dores. O nome disso é liberdade. Deixa, deixa, deixa a vida de quelé.

“Se eu quero pixaim, deixa
Se eu quero enrolar, deixa
Se eu quero colorir, deixa
Se eu quero assanhar, deixa
Deixa, deixa a madeixa balançar”

(Chico César)

               

E se a sua é suuuuuper assumir seus cachos, assumir seus afros, assumir seus pixains, seus blacks, ASSUMA !!! É MASSA !!! Sei que que pra muitos cabelo é só cabelo, mas ele LEVANTA e AGITA, com certeza !!! Cabelo é identidade, é posicionamento, é liberdade, é significado, é proteção.

Achei essa reportagem na Revista Glamour e me identifiquei!!!

CLIQUE na foto !!!

Image2

Estou na duvida sobre o que fazer com as minhas madeixas agora. Se faço o big chop (corte grande), se boto o mega, tiro o mega, se espero, se, se… Quero encontrar um bom salão especializado em cabeleiras afros e fazer uma avaliação. Vamos por partes.

Algumas das minhas cabeleiras  que sinto saudades !!!

Algumas das minhas cabeleiras que sinto saudades !!!

Hoje, aqui nos Estados Unidos é celebrado o dia do aniversário de Martin Luther King, que pregando pelo fim da violência e valorização do amor ao próximo, lutou pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo. Ele foi um dos grandes líderes que lutou pela nossa liberdade, pelo nosso direito de ir e vir. A luta dele foi muito maior do que a de levantar os nossos cabelos, mas o fato da gente hoje poder falar e questionar esses tais padrões tem ( e muito) também a ver com ele.

Hoje cedo teve comemoração nas ruas de Honolulu

Hoje cedo teve comemoração nas ruas de Honolulu

Para seguir meu blog pelo facebook clique AQUI

Be Sociable, Share!
Categoria(s):
COMPARTILHE:
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *