3 de agosto de 2013

Saindo do armário !!!



Essa semana a novela Amor a Vida pegou fogo. Felix (Matheus Solano) teve seu segredo revelado e foi empurrado pra fora do ármario. A família toda passada por ele ser gay, como se ele escondesse. O discurso machista e homofóbico do personagem de Antônio Fagundes é assustador. Chegou a fechar um bloco com o texto: “Entre você e esse rapaz quem é o homem e quem é a mulher?”. Hã? O filho alegou que o pai também “errou” quando traiu a mãe, inclusive, gerando uma filha com a amante, ao que o pai responde tranquilamente: “Mas isso é normal, já que eu sou macho de verdade?” Hã? E Felix dizendo que Edith que  agiu errado, quando o traiu com outro. Hã?
Acho que finalmente Walcyr Carrasco tratou de um tema com inteligência. É forte? É. Mas é exatamente assim que pensa nossa sociedade machista e homofóbica. Homem de verdade trai, não usa perfume, não faz as unhas, tem calos nas mãos… E é realmente importante para esses saberem num relação gay quem é o ativo e o passivo. Por quê? E, sinceramente, acho que essa curiosidade vem do desejo embutido e enrustido de experimentar. Algo que os mesmos sequer tem coragem de confrontar consigo mesmo, preferindo entender isso questionando os outros. Para ele homem pra ser homem ter que ter várias mulheres, para mim homem que é homem tem que ser homem, independente de sua orientação sexual. E o próprio Felix mostra o quanto também é machista quando não aceita que a mulher o traia, mesmo tendo-a traído por toda vida.
Felix, para mim, não é homem. Um dia será, talvez. Mas esse medo desesperador de se confrontar com quem é de verdade, só o transforma num ser frágil, que não pode nem ser comparado a mulher. Ele não é homem, nem mulher, ele é um frouxo. Adoro essa discussão vir à tona dessa forma, como exatamente acontece. Com alguns apoiando, outros revelando o seu “eu” mais cruel, porque nos aproxima, nos indigna, nos coloca num outro lugar. O espectador se sente provocado. E as provocações nos tiram do mesmo lugar. E só em sair de um lugar já nos movimenta. E movimentar é o movimento.
Veja a cena: Confronto de Félix com o pai !!!
Que ator bom é esse Matheus Solano, hein? Aff !!!
Be Sociable, Share!
Categoria(s):
COMPARTILHE:
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *