25 de março de 2012

Lá se vão os Chico Anysio !!!



Essa capa do Jornal o Dia de sábado, dia 23 de Março, disse tudo. Lá se vão todos eles: Painho, Professor Raimundo, Tintones, Bento Carneiro, Chicos… Todos pra só Deus sabe onde. A gente até imagina que seja um lugar bem especial. Mas só quem foi sabe. Whatever…
Tem pessoas que a gente nem imagina que um dia vão morrer. Por mais que a gente saiba disso, é óbvio, nem pensa em imaginar. Nossos pais, por exemplo, dá até uma sensação de pecado pensar, um medo, um calafrio diante dessa possibilidade. Nãaaaaaaaaaaaaaaao. Até hoje não acredito que meu pai se foi. E isso já fazem 22 anos. 
Pessoas como Paulo Autran, Paulo Gracindo, Raul Cortez, Cláudio Correia e Castro… Porra !!! Por que ? Por que ? São pessoas que entram na sua casa, não pedem licença, dão um show a cada personagem e vão embora sem pedir permissão, desculpas ou algo parecido. Agora foi a vez do velho Chico. Por mais que as suas ultimas imagens tenham sido de uma pessoa bastante debilitada, distante daquele senhor forte e altivo que deu vida a centena de personagens, é difícil aceitar que não vamos vê-lo mais com vida. A morte oficializa que a vida  é assim mesmo, breve.
Chico Anysio fez parte da minha meninice, da minha adolescência… e quando penso em humor, só me lembro dele, do antigo Os Trapalhões, de Jô Soares… Humor elegante e inteligente. É claro que as brincadeiras eram feitas em cima das nossas fragilidades, mas nunca com falta de respeito. 
O que me irrita um pouco são os oportunistas de plantão ou os sem simancol. Chatice alguns artistas respondendo o que era Chico Anysio, o seu legado, os textos prontos, os “viúvos de ocasião”… Gente, muitas vezes, forçando lágrimas, vestindo preto, óculos escuros e a velha cara de pau. Prefiro o povão falando, repetindo os bordões ou uma Glória Pires que chega e fala :”Não tenho o que falar, o que ele foi todo mundo sabe e é o que fica”. Pronto, falou. Mais do que é isso é… o que mesmo ? Nem gravo. Mas me irrito.
Mas entendo a tristeza geral, sim. Me sinto orfã também. Me sinto orfã de novo. Dá uma tristeza, uma sensação de estar perdendo alguém da família, um tio próximo e querido. Por mais que a gente já esperasse (muito tempo de sofrimento), é sempre triste quando vemos indo embora um guerreiro, principalmente aqueles que fazem parte da nossa turma de super heróis. Ô lembrança ploc !!!  Ela é inevitável, mas essa dor causada pela tal de dona morte é de lascar. E o humor ?! Cadê o nosso humor ?! Tem graça nenhuma. Já se foi Mussum, Zacarias, a escolinha do professor Raimundo quase toda… agora se foi o velho e bom Chico… Tem graça nenhuma. “Se jogue, meu velho. Talvez para você tenha sido o melhor, mas pra quem fica, que porra, viu ?” Tem graça nenhuma. 🙁
Be Sociable, Share!
Categoria(s):
COMPARTILHE:
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *