3 de abril de 2011

Sobre Bethânia e “blog”…



Li um texto de Caetano Veloso, dia desses, sobre a polêmica envolvendo sua irmã Maria Bethânia. Acontece que o MinC liberou para capitação R$ 1.300.000,00 (Hum milhão e trezentos mil reais) para confecção do blog “O Mundo Precisa de Poesia”… Aí o povo “chiou”, Caetano se retou e escreveu um artigo em defesa.
Sinceramente, concordei com tudo que foi dito por ele. O buraco é muito mais em baixo. Não é só um blog. São 365 vídeos de 60 segundos com poemas, beneficiando milhares de pessoas, inclusive das periferias. Alguém, por acaso, se interessou em conhecer o projeto? Blog todo mundo tem, mas todo mundo sabe que filme (mesmo curta) é caro mesmo. Aliás TUDO nessa vida é caro. Fiz um projeto simples há poucos dias e não saiu por menos de 100.000 (cem mil reais). Principalmente, quando a gente procura pagar bem as pessoas, além do dono de madereira e dono de gráfica. Mas as pessoas preferem não se informar e já cair em cima. Não é só um blog, gente. São vídeos, um por dia, durante um ano, com poemas declamados por ela. Isso é barato?
O dinheiro é nosso? É. Isso é verdade. Mas é dela também. Ou vocês acham que a maluca não paga impostos?. Ou seja, Bethânia é uma cidadã como qualquer outra, com direitos e deveres. Ela não tem culpa de já ter uma carreira solidificada. A lei Rouanet é que é maluca, não se sustenta, não tem coerência e precisa ser revista, em vários itens.
Outra coisa: Ela não recebeu a “dinheirama”. Terá que captar através de uma empresa. É claro que a gente sabe que ela vai conseguir, mas é isso, gente. Os trâmites são legais.
Tem muito mais coisas podres no “reino do Brasil”. Muitos artistas consagrados, por exemplo, ganham o “nosso” dinheiro (em média R$ 1.000.000,00) pra fazer show, filme, festa, lançamento… sem lei nenhuma e ninguém reclama, muitas vezes, nem sabe… é “show”, não é blog, né?
O que vocês aconselham D. Bethânia fazer, então? Parar com o projeto? Quer dizer que quem tem carreira sólida não pode? Vamos parar de pensar como “mendigo” e correr atrás do que é nosso? Vamos mudar a lei, vamos pressionar, vamos escrever projetos, vamos ganhar, vamos questionar… Essa lei dá nos nervos. Ou melhor, ESSAS LEIS dão nos nervos !!!
Vamos deixar os outros viverem, please !!!
Ah !!! “Diz que” ela desistiu do projeto. Êeeeeeee !!! Pronto, agora está tudo resolvido. A nossa vida vai mudar muito com isso. Ai, ai, viu?
“Respeito é bom e todo mundo gosta”.
E sigamos !!!
Be Sociable, Share!
Categoria(s):
COMPARTILHE:
Comentar
2 Comentários sobre: “Sobre Bethânia e “blog”…
  1. Geovane Nascimento

    Oi Paty! Minha estréia no seu blog, na verdade não gosto de postar muito, mas sempre me posiciono em relação ao que aconteceu, porque acho que devemos questionar sim. Eu ví o projeto e ele está disponivel no portal do MINC e o que questiono é exatamente a forma como ele foi escrito, não o seu valor. Já postei no Facebook algumas vezes, se trata de 1,3 milhões como se tratassem 1o reais e isso não foi avaliado pelo MINC. O projeto tem falahas estruturias grosseiras a planilha orçamentária não tem um centavo pra gravação dos vídeos, em momento algum é dito como serão realizados os vídeos ou quais autores serão beneficiados. Se quiserem fazer uma apresentação de power point com a voz de Bethânia de fundo podem, acredito na integridade da artísta, mas não concordo com o valor do projeto apresentado. Quanto ao buraco ser mais embaixo concordo e vivo fomentando essa discursão, mas, você mesmo sabe, a discursão tem que vir de algum lugar e não se pode esquecer de algo errado porque existe algo mais errado. Minha sincera opnião da maneira mais humilde. Beijos e saudades.

    Responder
  2. ...

    Oi Giggio !!! Que bom vc por aqui !!!
    Entendo tudo que disse e até concordo, principalmente, pela base. Mas acho que ainda é um problema de quem aprova. Ou seja, o MinC. Tem gente que escreve BONS projetos, tem gente que escreve PÉSSIMOS projetos… Quem aprova é quem deve dar limites e ter coerência. Por isso, para mim, o buraco é muito mais em baixo. E sei que você sabe disso, e sei que você reclama, e sei que vocenão desiste. É um direito e um dinheiro nosso.
    Volte mais, viu?
    E obrigada por ter acrescentado. E daí pra mais !!!
    js, querido !!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *