8 de agosto de 2011
Como amarrar um torso?
Todos nós sabemos (acho) que o torso faz parte do vestiário dos negros vindos da África. Eles são usados de várias culturas, principalmente, pelo povo do candomblé. Na época da escravidão eram utilizados para esconder as cabeças femininas com poucos cabelos ou para que as cabeludas não perdessem tempo tendo que penteá-los. De lá pra cá, o mundo foi razoavelmente mudando, os negros foram “libertados” e a vestimenta foi se espalhando. Uns usam na religião, outros usam no trabalho (baianas de acarajé, baianas turísticas, modelos…), outros usam como características de um povo e muitos outros por estilo.
Adoro descobrir tecidos e colocar meus torsos. Me sinto mais poderosa, mais bicuda, mais segura, mais próxima dos meus… Quem me ensinou a fazer foi Débora Santiago, num dos muuuuuuuuuitos carnavais que passamos juntas, atrás do bloco Os Mascarados. Depois, fui inventando o meu jeito e, hoje dia, uso para quase tudo. Pra uma festa, pra uma peça de teatro, para ir à feira, ao supermercado, à academia, pra religião… Pode ser por estilo, por preguiça de pentear os cabelos… Ele sempre está comigo. Sei que chama a atenção e que nem todo mundo está preparado para se deparar com uma negra de torso pelas ruas da Bahia. Uma contradição já que estamos na terra mais preta do Brasil, uma terra que não se reconhece. Já me confundiram com uma gringa no Pelourinho. Isso mesmo, aquele mesmo Pelô, onde vários negros apanharam nos tempos dos senhores de escravos e que hoje é um dos nossos maiores pontos turísticos, não se reconhece.
Uma vez no Rio de Janeiro, um conhecido, sempre que me via com um, berrava: “Lá vem você com essa toalha na cabeça”. Toalha na cabeça, não, meu amigo. O nome disso é torso e é nele que eu carrego um pouco da minha história. Não só a dos meus ancestrais, mas a minha também, com as minhas vontades, sonhos e necessidades. Às vezes, simplesmente, pela vontade de fazer uma combinação de roupa ou quando os meus cabelos não amanhecem “felizes”. Dá licença !!!
Em contrapartida, várias pessoas me abordam querendo aprender a fazer, saber como amarrar, como é o tecido, se já vem pronto e é só enfiar na cabeça, blá, blá, blá… Ia ser massa encontrar com um monte de gente “trabalhada no torso” nas ruas. Além de significativo. Whatever…
Bom, o meu torso é feito de forma bem simples. Pode ser uma echarpe, um pedaço de pano, um pedaço de malha, cortado em forma retangular bem comprida…
Como amarrar, explicarei nesse o passo a passo:
Passo 1: Prenda dos cabelos num rabo de cavalo, num coque ou numa trança, envolva a cabeça com tecido e cruze-o na frente;
Passo 2: Puxe-o as duas pontas para trás
Passo 3: Amarre
Passo 4 : Pegue uma ponta e esconda na frente, escondendo parte do cabelo
Passo 5: Pegue a outra ponta e esconda na frente, envolvendo o restante do cabelo.
Passo 6: É só ajeitar, ver se tem ainda algum cabelo pra fora, escondê-lo no golpe e arrasar !!!
Espero que suuuuuuuuuuper dê certo. Qualquer duvida, estarei por aqui.
Um beijo.

Categoria(s):
Comentar
oi conterrânea, adorei seu blog =)
estou seguindo…
espero sua visita no meu!
beijos
Claaaaaaaaaaaaaaaaaaaro, Iala !!! Vou fuçar agora mesmo !!! Valeu a visita !!! 😉
adorei o post….
agora este conhecido que falou: “lá vem vc com esta toalha na cabeça….”….uma atitude que ainda me deixa pasmo nos dias de hoje…
Adorei o blog, DELÍCIA!
Ele é u ó, gato !!! Mas demorei pra entender isso. Whatever…
Obrigada, obrigada… !!! Bom saber que não estou sozinha por aqui !!! kkkkkkkkkkkk
Bom, gata, irei com muito prazer… Qual é o endereço?
Neeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeto, quanto tempo !!! Volta e meia fico sabendo de notícias suas por Igor. Porra, bicho !!!
Bjsssssssss
Pat,
tanto tempo depois, mas…enfim!
adorei!
afinal, em tempo de como usar uma echarpe por que não ensinar como amarrar o torso? parece simples mas não é não. Adorei o passo a passo.
Realmente, no Pelourinho você com sua postura, pose e elegância,passa mesmo por turista!
bjs,
Oi gatíssima !!!
É simples, sim. Só é uma questão de prática. kkk
Em relação a confusão “gringa ou não gringa”, aqui no Brasil também tem coisa boa, né? kkk
Linda com ou sem torço. Eu amo torços de paixão. Sou branca e adoro andar de lenços por aí, parece até que sou de um outro planeta, porque as pessoas olham muito. Turbante ou torços está no meu sangue, me sinto tão à vontade com um, que acho que já usava quando estava no útero da minha mãe. Acho que é um estilo, a pessoa tem um jeito que é só seu, e é a coisa mais natural do mundo quando usa um. Tenho muitos, de todas as cores, tecidos, lisos e estampados. Como você, me sinto poderosa quando uso meus paninhos na cabeça.
Valeu, Rosa !!! É isso mesmo. Torso é poder. SOMOS PODEROSAS, quem quiser que venha !!!
Querida quantos metros de pano tem este torso da foto?????????
Esse da foto tem 1,50, mas note que ele é estreito. Tem dois palmos de largura.
Boa sorte !!!
gostei muito da dica sou branco de avô paterno negro,e gostaria de deixar fluir esta energia africana em mim, e gostaria de adotar o torço pois tenho cabelo cacheado e esta crescendo mas gostaria de saber qual o melhor tecido para o torço, e que tamanho para homem,
Oi Parvati!!! Pode ser o mesmo tecido usado para as mulheres. Não tem problemas. A diferença está nas cores e no seu estilo. Se você gosta de muitas cores, invista nisso. Os tecidos afros são tuuuudo de bom !!! Ficam muito legais. O melhor é quando você estar seguro de seu poder e arrasar. Porque estilo é estilo. Beijos e boa sorte.
Qual o tipo de tecido, que posso comprar para fazer os meus??
Pode ser qualquer tecido mole. Eu por exemplo de malha à lã. Tudo depende do visual, do gosto de cada um. Comece pelo tecido de malha e vá testando outros. O importante é que seja grande,pra você poder encorpar o torso. Boa sorte e Bjs
Se eu quiser fazer apenas uma faixa com o pano, prendo da mesma forma do torso?
Bom, prender uma faixa é mais fácil. Basta você amarrar em baixo e deixar as pontas soltas. É até charmoso. Se as pontas forem muito grande você pode fazer um laço ou um bolinho em baixo. Enfim… O melhor é usar a imaginação e adequar ao seu estilo.
Beijo