27 de fevereiro de 2012

Sou carnaval !!!



O carnaval pra mim é sinônimo de festa e de reencontros. Minha casa fica sempre cheia (amigos, inquilinos temporários, colegas, conhecidos…), meus dias ficam mais completos, mais alegres e cheios de disposição. Nunca pensei que tivesse tanto fôlego. Brinco os seis dias (aqui em Salvador são muuuuuuuitos dias), sem contar com os shows pra esquentar.
Eu gosto disso tudo !!!
Por conta da gravação do DVD da Timbalada resolvi ir aos ensaios no Museu do Ritmo. Minha ansiedade para que chegasse logo um desses shows era enorme por conta da participação dos ex-timbaleiros Ninha, Xexeu e Amanda. Foi bom demais !!! Na verdade, minha Timba é boa demais !!! E na boa, por mais que eu gostasse desses ex-participantes (Ninha, Gogó de Ouro), não sinto falta de nenhum. A Timbalada é a Timbalada por causa de Brown e só vai acabar quando ele desistir. Denny arrasa no comando da banda, do bloco e quem é timbaleiro, apesar de reconhecer a importância dos que se foram, não está nem aí. Quem vive de passado é museu. E nesse caso não é do ritmo. Acho o fim da picada quando um desinformado vem falar “Ah, a Timbalada só era boa nos tempos de Ninha!” Ah, vai cagar. Já saiu no bloco? Acompanhou os shows? Então, por que fala merda? Essa semana uma pessoa falou que Brown já abandonou a banda. Estou dizendo que é desinformado mesxxxxxmo. Para quem não sabe, ele acompanha todos os Cds, Dvds e shows da banda de perto. Às vezes, torço para ele não ir. Fala demaaaaaaaaais. É ele quem produz e estabelece as coisas. Ele é o patrão, é o cacique. Então, faz um favor e cala a boca !!! Whatever…
Turminha da pesada !!!
Esse ano nos 21 anos da banda, completo 14 anos de bloco, firme e forte. Lembro que na primeira vez, em 1998, fui sozinha. Minhas amigas desistiram na ultima hora e eu decidi bancar minha porra. Pensei: “Nasci sozinha. Vou lá!”. E fui. É claro que você acaba reconhecendo e conhecendo pessoas no percurso, mas a emoção de estar perto daquele batuque é única, pessoal e intransferível. De uns anos pra cá descobri Sérgio, outro timbaleiro, um companheiro de emoção, de grito, de choro, de carnaval… Ele é da bagaça como eu. E é do tipo que curte até os últimos acordes. Com esse amigo já ri, já caí, já bebi… sempre na avenida, uma vez por ano. Imagine amigo que você vê uma vez na vida, mas que é mais próximo do que muitos que você vê o ano todo. Eu sou sortuda. Costumo pensar que não sou rica, mas tenho muitos, muitos, muitos amigos bons. Mesmo. Amigos que vieram pra se entregar, pra se jogar e ser feliz. Estou cansada de tanta gente 100% reclamação. A vida é tão puxada, tão dura… se a gente levar tudo pra o ranço, só ganha rugas, preocupações e úlceras. Se carnaval não presta, por que me desperta esses sentimentos e pensamentos bons? Se as músicas da Timba embalam o meu amor, o meu esporte, a minha ida de buzu pra Cajas…? Por que não presta? É claro que o carnaval tem uma euforia, uma maluquice, regada a bebida, a desmedida, que não são legais, mas pra que pensar nisso se tem aquilo? Eu sou uma eterna fã da folia de momo. E não só pela Timba, mas como por Ivete, por Chiclete, por Saulo, por Márcio Vitor…  por tantos outros, tantos encontros…
De Mangueira…
Salvador está acabada, está destruída, está agonizante, mas ao contrário do que muitos “intelectualóides” vendem por aí, não está alienada. Apesar do carnaval, tem muita gente que reconhece a nossa realidade. Eu vi isso na ruas, em textos, em manifestações, nas mais diversas formas. Só não dá pra gente sair daqui e dizer “Ok, Salvador está mal, vou ali viver o carnaval de Recife ou do Rio”. Belos marinheiros que abandonam um navio à deriva. U ó. Eu não vou mentir, eu até fui ao Rio também, curti minha Mangueira (MangueiLa pros Japas da minha ala), um bloquinho no Flamengo… Mas não como fuga e sim porque acho importante a gente conhecer o nosso Brasil. O mundo não gira em torno de mim.
De bloquinho no Rio…
“Me perdoe, Brasil, mas não há igual, é lalalalalalalala”
Eu curti, sim, o carnaval. Curti porque amo, curti porque respeito, curti porque não sou a culpada pelo prefeito bosta que a gente tem que detonou a cidade. Sou até responsável. Principalmente porque, apesar de não ter votado nele, não convenci outras pessoas a fazerem o mesmo. Por isso, esse ano, a eleitora que há em mim estará ativa, atenta e na pista. Eu vou falar, eu vou fazer campanha, eu vou pra rua… porque do jeito que está não pode ficar. Salvador merece respeito e eu também. Sou contra reeleições. Política não é emprego. Resolva a porra no tempo que for lhe dado de direito. Mais do que isso é balela.
Ui. Desabafei.
Voltando ao meu carnaval, foi bem “fraquinho”. Fui atrás da Timba, lógico, de Ivete (Menino, o Coruja está cada vez mais Tiete Vips. Tomei muuuuuuuuuuito empurrão, mas foi divertido), de Mangueira (Minha primeira vez no sambódromo foi demaaaaaaais. Claro que nervosa, mas tudo bem, como diz Fanta Maria “tudo é experiência que o ser humano adquuuuuire”), de bloquinho no Rio (Mais para um encontro entre amigos do que bloquinho em si. A banda lá na casa da porra e ouvindo uma freupa de música. Valeu pela alegria de me fantasiar, de reencontrar os meus amigos Eduardo e Lucia e estar no meu Rio amado!), de Arrastão (Nunca tinha ido por puro preconceito. Julgava violento. Que nada !!! Muito bom !!! Só gente boa,  tranqüila e apegada ao carnaval. Fui acordada pela voz de Brown, arrastada por minha Timba e por Ivete. Delícia, delícia…) e fechei com chave de ouro, na Ressaca do Abadá Vermelho (No sábado de carnaval o trio da Timba quebrou e o show foi interrompido bem antes de final do circuito, então, pra compensar, eles fizeram esse show ontem. Pense numa coisa boa !!! Só música boa, das antigas, Denny estava inspirado, parecia uma festa entre amigos. Revi muitos timbaleiros e eu e Mike, fechamos a noite dando a volta no Ritmo).
De “ressaca”
Termino aqui, já saudosa, mas com desejo de que o ano passe logo e que no próximo carnaval eu continue feliz e que minha cidade esteja ajeitada, cheia de boas e novas perspectivas já com o novo prefeito. Sai do chão, Salvador !!!
Be Sociable, Share!
Categoria(s):
COMPARTILHE:
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *