8 de setembro de 2012

Didi e a polêmica !!!



Engraçado, sempre em tempos de Criança Esperança Didi volta a circular nas rodas de conversa. Falei dele há alguns dias por achar suas piadas machistas e ultrapassadas. Brincar com mulher, negro, índio, gay…  É coisa do tempo do ronca e hoje em dia necessita de mais cuidado. Ainda mais num mundo onde tudo avançou, inclusive a ignorância. Estamos cada vez mais desaplaudidos. Mas como sempre falo, isso é um achismo meu. E como tal, é problema meu também.
Mas a história da vez foi a notícia na internet que ele demitiu um funcionário que o chamou de Didi. Por vezes, ouço falar que ele detesta e quer que todos os chamem de Renato. Sobre isso, nem precisamos investigar. É lógico que se trata de boato, de “mentira de ciúmes”. DIDI seria louco de negar o inegável. A gente conhece e aprendeu a amar DIDI, DEDÉ, MUSSUM e ZACARIAS. Only. Renato pode até querer que Renato, pessoa física, seja convocado vez ou outra, mas impedir a presença de DIDI seria burrice.  DIDI é DIDI e pronto. E pra DIDI morrer nem quando Renato quiser. DIDI está além de sua vontade. 
Sobre a história do filme sobre o irmão de Jesus (o roteiro do próximo filme dele, fala que como Jesus não conseguiu salvar o mundo, DEUS mandou o filho, DIDI, que conseguiu) tenho também MINHA opinião. Acho puxado, forçassão de barra, mas duvido que DIDI em algum momento tenha sonhado em desrespeitar DEUS. Não o conheço intimamente, mas… O personagem DIDI é trapalhão, é bobo… e como tal acredito que seria assim o caminho escolhido para fazer tal filme. Acho que uma das derrocadas do homem é o próprio homem. A fé nos faz avançar, mas a forma com que encaramos a religião nos limita, nos paralisa. Desculpem-me os mais fervorosos, mas pra mim (PRA MIM), Jesus é leve, é feliz, é tranquilo, é pra cima, é alegre,é fé, é força… Fico pensando: se minha mãe que agora está dodói e sente tantas dores é tão pra cima, é tão otimista, chora, rir e samba… tudo pela fé que ela tem, imagine Jesus, que é evoluído, que está acima de tudo e de todos. 
Não vejo problemas em releituras da vida de Jesus, a minha pergunta só é: pra quê? Ariano Suassuna foi lá e reinventou brilhantemente. Mas fico imaginando a versão de DIDI. Pra quê, né? Isso não tem nada a ver com a minha fé. Isso é de cada um. E CADA UM faz o que quer com a sua. O próprio Deus nos deu o livre arbítrio pra isso também. Tem gente que acredita na pedra e só pratica coisas boas e creio que pra Deus está tudo certo. Por outro lado, tem tanta gente que vai pra igreja todo dia, dá dizimo todo mês e grita com pai, mãe, tio, espanca filho… O que é certo ou errado só Ele sabe. Por isso, acho que agora nos cabe um pouco mais de tranquilidade e leveza diante de um tema tão polêmico. Jesus sofreu, sim. A história Dele, segundo a bíblia, é de luta, é de sofrimento…

Mas, mais uma vez me desculpem os mais fervorosos (inclusive, respeito e acho que a gente tem que defender sempre quem a gente gosta e Jesus super merece), duvido que Ele encare com esse peso. O sofrimento ficou lá atrás. Agora Ele quer mais que a gente se acerte, seja feliz e mais tranquilo. Sinceramente, pelas coisas que andei vendo nos últimos tempos, eu não acredito é na qualidade artística desse filme (acho – ACHO – que vai ser mais um filme chato e deprimente), mas na fé… vamos deixar pra Jesus julgar!!! Whatever…

Be Sociable, Share!
Categoria(s):
COMPARTILHE:
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *