31 de julho de 2017

Mulher Negra, Forte, Empoderada e Feliz !



Mulher Negra e Rainha

Há alguns anos, quando eu soube dessa data, eu era uma das que questionaram o porquê desse dia. “Pra que DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA?”, era o eu queria saber. Felizmente, não demorou muito para eu entender que só foto desse dia ser questionado já o faz necessário “Por que não?”. Por que o nosso destaque fere tanto e por que nós mesmas, muitas vezes, queremos ser invisíveis? Já compreendi o fio da meada. O racismo não quer que a gente saia do lugar. Ele não se conforma. Ele quer se fazer presente nos mínimos detalhes. E muitas vezes nos usa como mola mestra para se legitimar. Mas comigo não. Comigo não mais. Eu não aceito, eu não quero, eu não preciso ser menos do que sou. E vamos ter quantos dias dias forem necessários!

Dia desses uma “amiga” me disse que a gente deveria viver e parar de falar sobre isso, falar sobre as diferenças, que isso, sim, nos separa.  Ok. Isso seria lindo, se fosse real. Isso seria divido se fosse verdadeiramente praticado. Não fomos nós que separamos. Fomos separados.E de forma desumana. Agora estamos dispostas a reparar. Estamos dispostas a nos reparar. Sem pedir licença, sem pedir desculpas. A gente não deve desculpas. A gente não deve nada. A gente está aqui para cobrar. E gente vai.

Não se iludam. Somos diferentes. Somos todos diferentes. E são essas diferenças que nos fazem especiais.

O que vamos fazer?

 

E na SEMANA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA, passo aqui pra dizer que nem sempre as pessoas querem ouvir o que a gente tem a dizer, mas ainda assim a gente fala. A gente vai falar. Em 2017 e por toda as próximas gerações a gente fala, viu? Falar até gastar. Vamos celebrar, vamos empoderar, vamos ser, vamos crescer, vamos ver, vamos tomar conta do mundo!

E só em saber que não caminho sozinha, o meu sorriso brota. A gente ri também, viu? Ri até gastar. A gente gasta, gasta, gasta e não se cansa. A gente, pelo contrário, avança. E se lança. Não mais só, não mais timidamente. E ama, e aprende, e ensina, e estuda, e fortalece, e se fortalece… Tanta coisa. Até gastar. E gasta.

PARABÉNS, PRETAS! Muito orgulho de nós!

Mulher Negra

??❤?????

 

Be Sociable, Share!
Categoria(s):
COMPARTILHE:
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *